Comunicação com os Media – Edição Especial
- Presencial – Alfragide (Lisboa)
- Inscrições até ao dia 15 de dezembro de 2025
20 Janeiro 2026
300,00€
+ IVA
6 pessoas
Curso Comunicação com os Media – Edição Especial
A comunicação eficaz com os media é uma competência estratégica para profissionais e instituições do setor da saúde.
Este curso oferece uma abordagem prática e orientada para resultados, ajudando os participantes a compreender o funcionamento dos meios de comunicação, em Portugal, a construir mensagens adequadas para diferentes públicos, e a responder a pedidos de informação ou solicitações dos jornalistas.
A formação está desenhada especificamente para a gestão de entrevistas, em particular nos meios televisivos, recorrendo, por isso, à preparação dos participantes com o recurso a simulação de entrevistas que serão gravadas e analisadas.
Limitado a seis participantes, o curso dirige-se a membros de órgãos sociais de sociedades científicas no setor da saúde, presidentes de associações de doentes, gestores hospitalares, e outros agentes que pretendam reforçar a sua capacidade de comunicar com transparência, credibilidade e responsabilidade.
Programa - O que irá aprender?
Módulo I – Barreiras e oportunidades da comunicação online para a saúde (duração estimada de 1 hora)
2. O panorama das redes sociais em Portugal
3. Como definir uma estratégia para Redes Sociais:
3.1 Definir objetivos de comunicação
3.2 Conhecer e construir o público para um negócio
3.3 Identificar o tom de voz e a identidade visual nas redes sociais
Módulo II – Facebook: Estratégia digital para o sucesso da organização (duração estimada de 1 hora e 30 minutos)
2. Otimização da página de Facebook
3. Como dinamizar uma página de Facebook: criação de conteúdos
4. Como conquistar mais audiência: gostos, partilhas e outros métodos para gerar interação; os grupos e as comunidades no Facebook;
5. Como medir resultados e dados estatísticos: métricas de avaliação (alcance, interações, fãs, seguidores, visualizações de vídeos e mensagens recebidas); Facebook Insights; exportação de dados; elaboração de relatórios
Módulo III – Instagram: Estratégia digital para atingir visibilidade (duração estimada de 1 hora e 30 minutos)
2. As principais funcionalidades e características desta rede social
3. Otimização da página de Instagram
4. Como dinamizar uma página de Instagram: criação de conteúdos
5. Principais recomendações para atrair seguidores; Como conquistar mais audiência: gostos, partilhas e outros métodos para gerar interação; os grupos e as comunidades no Instagram; criação de conteúdo diferenciador
6. Como é que se pode aproveitar o fenómeno das Stories
7. Instagram Reels: uma nova forma de criar e descobrir vídeos curtos e dinâmicos nesta rede social
8. Ferramentas essenciais para gerir o Instagram
9. Como medir resultados e dados estatísticos: métricas de avaliação (alcance, interações, fãs, seguidores, visualizações de vídeos e mensagens recebidas); Exportação de dados; elaboração de relatórios
Módulo IV – LinkedIn: Boas práticas para a comunicação com os colaboradores (duração estimada de 1 hora)
2. Criação de uma LinkedIn Page
3. Os colaboradores como os embaixadores de uma organização
4. Investir em conteúdos relevantes: publicar documentos, publicações e vídeos
5. Aumentar o alcance da página e das publicações nesta rede social
6. Como medir resultados e dados estatísticos
Módulo V – Tik Tok: onde mora a tendência e atualidade (duração estimada de 1 hora)
2. Estabelecimento de um perfil no Tik Tok
3. Seguidores: o poder da audiência do Tik Tok
4. Dicas e truques para o vídeo se tornar viral
5. Recomendações para utilizar esta rede social
Módulo VI – Como criar um calendário de conteúdos para as redes sociais (duração estimada de 1 hora)
2. Dicas para a elaboração do seu calendário de conteúdos
3. Etapas a seguir
4. Dicas e truques para o vídeo se tornar viral
5. mLabs: Utilização de um gestor de conteúdo
Avaliação
Os participantes terão uma semana após o curso para realizar o seu teste de avaliação, que será composto por 20 questões de escolha múltipla. Estima-se 1 hora para a elaboração deste trabalho final. A classificação será numa escala de 1 a 20: insuficiente (de 1 a 9): suficiente (de 10 a 13 valores); bom (de 14 a 16 valores); muito bom (de 17 a 20 valores). Consideram-se aprovados os participantes com nota igual ou superior a 10 valores.
Após concluir o curso
será capaz de...
Aumentar a sua presença online e atrair novos clientes
Identificar métricas de monitorização de resultados, tais como estatísticas através do META Business
Conhecer estratégias fundamentais a utilizar no Facebook
Obter conhecimentos práticos para aplicar de imediato ao seu negócio
O que inclui o meu investimento?
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Materiais de apoio
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Certificado Curricular
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Acompanhamento Personalizado
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